Turismo Desaloja Milhares de Pessoas da Tribo Masai

May 10, 2018
Source
Jornal de Notícias

Dezenas de milhares de pessoas da etnia Maasai na Tanzânia estão desalojadas depois de o governo local ter autorizado a destruição das respetivas casas por causa de interesses relacionados com o setor do turismo.

O grupo de reflexão independente norte-americano The Oakland Institute revelou esta quinta-feira, num relatório, que o governo de Dodoma terá mandado incendiar as casas de milhares de maasai em benefício dos interesses de duas empresas estrangeiras especializadas na realização de safaris e de viagens de caça.

Os habitantes maasai da zona de Loliondo, no norte da Tanzânia, perto da cratera de Ngorongoro (um reconhecido local turístico daquele país), foram expulsos no decorrer do ano passado e desde então viram negado o acesso a áreas de pasto e a poços de água, considerados como vitais para a subsistência da tribo.

"À medida que o turismo se torna num dos setores que cresce mais rápido dentro da economia da Tanzânia, os esquemas associados aos safaris e às reservas de caça estão a provocar estragos nas vidas e na subsistência dos maasai", disse a organização.